Obra: Farmácia Kapapharma

21 Outubro 2019 / By Grupo Zerca

A Farmácia KAPAPHARMA localiza-se no Talatona Shopping Center, no coração da cidade de Talatona, Angola.

Numa privilegiada zona comercial, a loja no piso rés-do-chão fica junto da porta principal de acesso ao Shopping.
A área de intervenção é de cerca de 71 m² que se destaca de uma área de cerca de 30.000 m² de Infraestruturas. O projeto dá lugar a espaços destinados ao atendimento, bem como às áreas de apoio e complementares, necessárias ao funcionamento da farmácia.

O espaço divide-se em três zonas principais separadas por grandes autoportantes: área de atendimento, área de armazém e zona de escritório. A zona de atendimento com 40,00 m², é servida por 2 balcões, complementados por armários expositores. O armazém com 20,00 m² destina-se ao aprovisionamento de medicamentos e o escritório com 8,00 m², constitui um espaço de trabalho de acesso restrito.

Com um pé-direito de 4,5m, a loja permite espaços úteis com bom arejamento. Todo o edifício pretende a interação com o exterior e os sistemas construtivos usados favorecem a maior durabilidade e maior resistência à utilização. Os materiais e sistemas construtivos aplicados no espaço de intervenção, compatibilizaram as diversas especialidades, de forma a que todos funcionassem e complementassem o espaço.

As divisórias necessárias à definição dos espaços, foram construídas em estrutura de aço G550 (Steelframe).
Os acabamentos do espaço de atendimento ao público, Gabinete/Escritório e área de Armazém foram os seguintes:
– Pavimentos: Mosaico de grés porcelânico de 60x60cm;
– Tetos: Em gesso cartonado devidamente emassado e pintados de branco;
– Paredes: em gesso cartonado, estanhadas e pintadas a tinta plástica cor branco e isolados com lã de rocha.

Todos os trabalhos referidos foram executados mediante as regras da boa construção, sendo os materiais utilizados compatíveis, em qualidade e fiabilidade, com a função a desempenhar, não comprometendo a qualidade da construção.

A rede elétrica do edifício contemplou todos os aparelhos e equipamentos que respondam ás necessidades da instalação, nomeadamente:
– Quadro Elétrico normalizado com todas as proteções devidamente dimensionadas;
– Circuitos de tomadas de usos gerais;
– Alimentações a equipamentos de climatização e outros necessários.
A iluminação será realizada por equipamentos devidamente dimensionados e adaptados ao uso de cada espaço. A especialidade de eletricidade ficou a cargo da Zerca Soluções Tecnológicas. Esta obra contou ainda com a colaboração da Zercarp que tratou dos trabalhos da Carpintaria, entre outros pormenores.